Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
5 pratos típicos para experimentar em Recife - Mr. Jazzy

5 pratos típicos para experimentar em Recife

Está em Recife ou vai para lá? Então se prepare que eu tenho um roteiro arretado para você fazer um passeio culinário por Recife! A capital de Pernambuco é muito conhecida não apenas pelas praias maravilhosas e seu povo alegre e receptivo, mas também pela cultura riquíssima. E essa diversidade toda reflete- deliciosamente- na culinária. Passei 3 meses lá, filmando o longa “Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade” de Daniel Aragão, e sei o que estou falando.

A cozinha pernambucana é uma saborosa mistura da cultura portuguesa, africana e indígena, com pratos das mais variadas cores e sabores. Segue uma lista dos pratos que mais me encheram os olhos- e o bucho- na minha temporada por lá.

 

Bobó de camarão

Picture 32

Estamos na praia, certo? Frutos do mar, aí vamos nós! O bobó é um clássico. É aquele caldo de camarões refogados, com uma textura especial por causa da mistura com o leite de coco e o famoso purê de aipim, mais um arrozinho pra acompanhar, e um abraço!

Você acha mais fácil do que pão, por lá. O que não falta em Recife são restaurantes bons, se tiver tempo você vai descobrindo aos poucos qual deles tem aquele tempero que é a sua cara.

Carne de sol

Picture 34

Para os que não são tão chegados no sabor do mar, segue então outro clássico: a carne de sol. É um prato típico do sertão de Pernambuco — e do nordeste de uma forma geral —, mas é também encontrado na capital. Não tem mistério: é a carne de boi que foi salgada ao sol e depois dessalgada na água ou leite para amaciar. Uma delícia. Procure nos melhores mercados e feiras da região, dos deuses.

Buchada de bode

Picture 35

Essa é pra cabra macho! A cara não é muito boa, a buchada é uma espécie de cozido preparado com as vísceras do bode ou carneiro. Eles juntam tudo dentro do próprio estômago do animal e cozinham. Pode vir acompanhado de picadinho contendo outras partes — como o coração, e por aí vai. Vai por mim, você não vai se arrepender!

Tapioca

Picture 4

Não podia faltar a tapioca! Uma espécie de panqueca do nordeste que virou um vício na minha vida. Aprendi a fazer e virou de lei no meu café da manhã.  A qualquer lugar que você for em Recife vai ter alguém vendendo tapioca. Vendedores ambulantes, mercado, restaurantes, lanchonete, etc. Comi muitas no Central, onde tbem tomei umas boas doses de Jack Daniel’s com a SWAT (um grupo de amigos da pesada que fiz por lá).

A goma da tapioca, como é conhecida por lá, é feita da fécula extraída da mandioca. Daí a massa é comprimida e fica aquele aspecto de disco da panqueca. O interessante é explorar a enorme variedade de recheios que você vai encontrar — tanto os salgados quanto os doces. Vai de frango, carne e peixe até chocolate, doce de leite e frutas típicas da região. Experimente sem moderação.

Bolo de rolo

Picture 31

Falando em doce —esse é imperdível! O bolo de rolo é um dos ícones da cozinha pernambucana. Até recebeu o título de Patrimônio Cultural do Estado, sério!

Ele lembra o rocambole, mas são coisas bem diferentes. A massa é feita com camadas bem mais finas e o recheio é sempre de goiabada, com doses generosas de açúcar por cima. Vale conhecer também o bolo Souza Leão e uma sobremesa clássica, a Cartola — que é a banana assada com queijo. É de lamber os beiços!

Tá bom ou quer mais?

Existem outros vários pratos deliciosos. Não é à toa que Recife recebeu o título de primeiro polo gastronômico do Norte e do Nordeste. Alguma dica que ficou de fora e eu deveria experimentar? Fique a vontade nos coments.

Tags: , , , , , , ,

2 opiniões sobre “5 pratos típicos para experimentar em Recife”

  1. Gostei mais da tapioca, do bolo e da Cartola. A tapioca deixa mesmo muita gente com água na boca. Fiquei com muito nojo da tal da buchada de bode. Não sei como tem gente que come aquilo. Eco. Mal gosto passa dos limites.

  2. Mariiiiisco!!! A melhor porção que já comi na vida foi num quiosque da Praia de Boa Viagem, em Recife. E olha que eu sou apaixonada por marisco e experimento em todo e qualquer lugar que tenha a iguaria no menu. Tempero perfeito, MEGA recomendo aos que curtem frutos do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>