Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Aproveitando o frio para mandar bem de cachecol - Mr. Jazzy

Aproveitando o frio para mandar bem de cachecol

 Casaco, camiseta , echarpe Timberland / calça de moleton Ellus / chapéu Bally, acervo pessoal

Um retângulo de tecido. Basicamente, um cachecol é isso e tem uma função também bem objetiva: proteger contra o frio e ou, dependendo do material, contra o vento. A questão é que muitos caras ainda não sabem como usar cachecol, ou pior ainda, acham que o acessório é exclusivo do universo feminino. Nada disso! Homens de todos os tempos e estilos provam há muito tempo que, sabendo como usar cachecol, é possível ficar protegido e bem vestido.

David Beckham, Brad Pitt, Javier Bardem, Orlando Bloom, Alexandre Nero, Kanye West… caras que se preocupam com o visual e que se tornaram — pela elegância e escolhas — ícones para toda a galera (incluindo eu). Agora, joga qualquer um desses nomes na internet junto com a palavra cachecol. Pronto. Acabou o preconceito ao ver como eles mandaram bem no visual?

Eu, quando vejo o inverno chegando, já aproveito para olhar no armário onde estão guardados os meus. E não posso reclamar do resultado: os olhares de aprovação e os sorrisos são muitos. Então, tá esperando o quê? Vem descobrir comigo agora como mandar bem nesse acessório para o frio.

Um pouquinho de história

 

Antes de mais nada, eu fui pesquisar de onde veio o cachecol. A palavra é de origem francesa e significa proteger o colo (cacher + col). Mas a peça é bem mais antiga. Os Romanos usavam lenços no pescoço ou cintura, mas eram mais para secar o suor.

Agora, eu descobri uma parada bem interessante: os mercenários Croatas do século XVII usavam lenços de diferentes cores e materiais justamente para mostrar a sua hierarquia. Ou seja: os caras mais poderosos eram os mais estilosos, com materiais e cores mais caras.

E foi a partir desses lenços croatas (kravatas), que os franceses acabaram adotando o acessório como parte de um look e de uma ideologia: as cores e modelos demonstravam as posições políticas de cada um.

E o nome do lenço, Kravata? Lembrou de outro acessório? Sim, é isso mesmo. As gravatas também vieram dos lenços e cachecóis.

No mundo moderno, os cachecóis continuaram nos armários masculinos. Durante a guerra, muitas mulheres tricotavam vários para enviar aos soldados. E em Hollywood, os galãs clássicos, homens estilosos, estavam sempre com um para enfrentar o frio e ganhar o coração da mocinha.

Tipos de cachecol para homens

 

Em primeiro lugar, existe uma divisão bem básica: os cachecóis de material mais leve, são feitos de tecidos e tramadas mais abertas, que não esquentam tanto e que deixam passar o vento. Para aquele fim de tarde na praia ou para o ar condicionado levinho. Ou mesmo para fazer um estilo quando a temperatura dá uma caída ligeira e o casaco ainda não é opção.

Por outro lado, existem os de material mais pesado, feitos para evitar bater o queixo quando tá frio pra caramba (Campos do Jordão, Buenos Aires, NY, Rússia, rs). Os tecidos são mais quentes e as tramas mais apertadas, bloqueando o vento frio e a neve (quando é o caso). Quando os termômetros despencam, é fundamental proteger as áreas que ficam mais expostas, como mãos, cabeça e a área do pescoço e colo. Os tecidos também devem ser capazes de bloquear o frio e manter a temperatura do corpo. Aí as apostas ficam nas lãs de trama fechada, veludos e outros materiais nesse mesmo estilo.

Aliás, muita gente fala que os homens devem apostar em cores neutras e sem desenhos. Eu entendo a boa vontade, mas, sinceramente, acho que o mais importante é saber o que fica melhor em você, com a roupa que você escolheu. Até porque conheço vários homens estilosos que usam super bem as cores, em combinações muito legais.

Como usar cachecol – Diferentes nós

Agora que a gente já sabe um pouco mais sobre o cachecol, está na hora de saber as diferente amarrações possíveis. Não, nada de enrolar de qualquer jeito. É que nem gravata. Os caras podem até reclamar, mas, vamos combinar: não existe nada mais feio que nó torto. Aquelas de clipe eu nem comento.

Não tem desculpa. A internet está cheia de vídeos, guias, tutoriais, tudo para você nem precisar decorar aquele monte de informação. E para você poder saber como usar um cachecol, separamos aqui os principais nós:

  • Drape – estilo clássico

Street Style: Suede J.D. Fiskes and Shearling Topman Jacket : The Daily Details: Blog

Para cachecóis médios e tempo não muito frio. Bastou alinhar e colocar sobre os ombros, por cima ou por baixo do casaco ou jaqueta.

  • Uma volta ou Overhand

Winter can't stop his Fashionable Look. Would trade the cotton/wool gloves in for something made of leather with a warm fleece lining. Overall, I love the outfit

Esse é legal para cachecóis mais volumosos e temperaturas um pouquinho mais baixas. Basta fazer como no primeiro, mas dando uma volta no pescoço. O importante é que as pontas fiquem embaixo.

  • Nó europeu

.:Casual Male Fashion Blog:. (retrodrive.tumblr.com) current trends | style | ideas | inspiration | non-flamboyant

Esse é um dos mais clássicos, aquele que todo mundo aprende. Melhor para cachecóis longos e tempo frio. Dividir o cachecol ao meio e passar as duas pontas pelo centro.

  • Duas vezes – twice around

Quando o tempo está bem frio, eu gosto de proteger bastante o pescoço. Esse nó é aquele feito para o cachecol longo fazer o seu trabalho. A base é a mesma do nó de uma volta, mas, como diz o nome, são duas voltas ao redor do pescoço.

  • Embrulhe em volta

Stay bundled in a simple wool scarf and tailored wool coat this fall and winter. Simple staples to keep in every closet.

E, por último, o nó mais moderninho da nossa lista. Na verdade, é o mesmo no de cima, mas com aquele detalhe estiloso: a ponta esquerda do cachecol passa por cima de uma das voltas. É legal para os modelos longos, mas feitos de tecidos mais leves e cores mais claras, para dar aquele toque bacana no visual.

Dicas para homens estilosos

E para terminar nosso guia básico para aproveitar o frio com estilo, separei umas dicas fundamentais para você se aventurar no universo do cachecol:

  • O cachecol é um acessório que deixa o rosto em evidência. Quanto mais colorido, mais atenção a ser atraída. Então, cuidado com a cara amassada, com a barba malfeita. Afinal, você quer estilo.
  • Aliás, falamos em cores acima. Se você está começando, lembre-se: o básico é a melhor maneira de dar os primeiros passos. O pretinho básico não precisa ser exclusividade das nossas mulheres.

Na dúvida de como combinar? Basta respeitar o tom da roupa. Portanto, aposte no cachecol para dar um up no seu estilo. Ficou alguma dúvida? Então escreve pra gente através dos comentários e participe da conversa.

 Fotos post e home: Pegueido, Pinterest, Wikipedia
Tags: ,

2 opiniões sobre “Aproveitando o frio para mandar bem de cachecol”

  1. Eu sou adepta ao cachecol e acho um charme o homem usá-lo também . Fica estiloso e elegante. Pena que aqui em São Paulo o verão invadiu o inverno! Acho que no Rio não está sendo diferente, não é mesmo Sergio? Talvez não seja nesse inverno que o seu cachecol sairá do guarda roupa! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>