Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
A arte de Alexandre Severo - Mr. Jazzy

A arte de Alexandre Severo

Feliz em anunciar que a partir de hoje teremos uma colaboração de peso para falar de arte e cultura aqui no site. Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso- isso é que é sobrenome!- é mãe de dois camaradas meus, uma beldade, culta, inteligente, divertida e além disso, editora do excelente www.agendadearteecultura.com/. A partir de hoje, uma vez por semana, teremos a colaboração de Claudia com artigos exclusivos, como esse que publico hoje.

 

 

A arte de Alexandre Severo

Por Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso

 

Picture 101

Amigos do fotógrafo Alexandre Severo, uma das vítimas do acidente aéreo que matou Eduardo Campos, o ex-governador de Pernambuco em agosto deste ano, não se conformaram que a imagem de Alexandre Severo estivesse só vinculada como fotógrafo do candidato à presidência. Resolveram prestar uma terna e especial homenagem ao grande fotógrafo que foi Alexandre Severo e que será uma forma de lembrar a sua ARTE.

A homenagem: “Bem-vindo ao Meu Coração”, deseja espalhar algumas das fotos do fotógrafo pela cidade de São Paulo.

Serão 100 grandes fotos em lambe-lambe espalhadas pelos locais que Severo frequentava e amava em São Paulo.

Escolhidas entre seus dois principais projetos como foto jornalista enquanto trabalhava no Jornal do Commercio.

Um dos projetos é o premiado “À Flor da Pele”, que venceu prêmios nacionais e internacionais, retrata o dia a dia de uma família de negros de Olinda com filhos albinos.

E o outro é o ‘Sertanejos’, no qual o artista fez retratos nada convencionais das tradicionais figuras típicas do Sertão.

 

 

“No dia que aconteceu, nós nos reunimos, conversamos, e aí surgiu essa ideia de reunir as imagens icônicas. Queremos fazer ele ser lembrado não por ser fotógrafo do Eduardo Campos, mas pelo o artista que ele foi”

Ricardo Reichhardt,
um dos organizadores da homenagem”

Picture 90

Imagens foram retiradas de trabalhos de Alexandre (Foto: Ivan Padovani/Arquivo Pessoal)

“Quando aconteceu o acidente, começamos a pensar sobre o que estava passando e não era o Severo, era o fotógrafo do Eduardo Campos. Nós, os amigos dele, ficamos carentes dessa homenagem. No dia que aconteceu, nós nos reunimos, conversamos, e aí surgiu essa ideia de reunir as imagens icônicas. Queremos fazer ele ser lembrado não por ser fotógrafo do Eduardo Campos, mas pelo o artista que ele foi”, conta.

As imagens, em forma de lambe-lambe, uma espécie de pôster, terão obras de dois de seus principais projetos, feitas enquanto Severo trabalhava como fotojornalista no Jornal do Commercio, em Recife.”

Picture 89

Colagens serão feitas em locais que Severo frequentava (Foto: Ivan Padovani/Arquivo Pessoal)

 

Alexandre já publicou fotografias em publicações como a Revista Time. Expôs trabalhos na 5ª Bienal Argentina de Fotografía Documental, Paraty em Foco, em 2009, Tate Modern, em Londres, dentre outros.

Picture 100

Por Priscilla Buhr: “ Uma das coisas que mais me chama atenção no trabalho de Alexandre é a paixão que ele tem pelo ser humano. Lembro bem de uma dia que o encontrei depois de uma pauta com os olhos brilhando, contando as histórias de Jeová da Gaita, um senhorzinho lindo que ele havia acabado de fotografar… Alexandre vibrava, editava as fotos com um prazer, com uma alegria… Foi bonito de se ver e, sobretudo inspirador! Já presenciei vários momentos como esse, em que Alexandre demonstra todo esse carinho que tem pela fotografia e pelas pessoas que ele fotografa e quando olho para o que ele produz, sinto isso. A fotografia de Alexandre não é apenas bonita, é intensa, verdadeira, porque ele é intenso e apaixonado pelo que faz!”

 Picture 99

Nascido em 1978, em Recife, graduou-se na Universidade Católica de Pernambuco em 2011 e cursou fotografia na FAAP de 2012 a 2013. Trabalhou como fotógrafo no Jornal do Commercio de 2005 a 2011.

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>