Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Blumenfeld Studio: New York 1941-1960 - Mr. Jazzy

Blumenfeld Studio: New York 1941-1960

 

Mais uma excelente dica de Claudia Tostes, nossa expert em cultura: A exposição de Erwin Blumenfeld, um dos maiores fotógrafos do século XX.

Por Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso, editora da http://www.agendadearteecultura.com/

 

A partir de hoje, 28 de outubro de 2014, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, receberá as diversas obras de Erwin Blumenfeld, um dos mais importantes fotógrafos do século XX , que uniu a sua paixão pela arte à fotografia de moda.

Erwin Blumenfeld, alemão nascido em Berlim em 1897e radicado nos Estados Unidos, começa a fotografar ainda criança. Quando se muda para Holanda, envolve-se com o movimento Dadaísta. São suas primeiras incursões como fotógrafo onde produz uma série de colagens que incluía deboches de Hitler.

Começou sua carreira quase que por acaso. Fazendo uso de solarização e espelhos, mixava imagens elegantes, essas técnicas complexas e originais o diferenciavam dos demais.

Casou-se e foi para Paris em 1936, levando em sua bagagem seu portfólio profissional e pessoal. As revistas Vogue e Harper’s Bazaar o receberam com bastante entusiasmo.

“Eu era um amador. Eu sou um amador. E pretendo continuar um amador. Para mim um fotógrafo amador é alguém que ama tirar fotos, uma alma livre que pode fotografar o que ele gosta e quem ele gosta. Por esta definição sou um amador”. Esta declaração de Blumenfeld está em sua autobiografia “Eye to I”, lançada em 1999.

Fugindo do Nazismo, Irwin Blumenfeld se mudou para Nova York em 1941, e lá foi consagrado como artista e se tornou o fotógrafo de moda mais bem pago do mundo.

Sua obra foi influenciada pela pintura clássica e moderna, nota-se muitas referências artísticas e releituras. Não posso deixar de mencionar que também fazia filmes experimentais

Seu trabalho e suas diversas facetas se fazem presentes e marcantes em vários artistas posteriores.

A solarização, um dos seus recursos técnicos preferidos, consistia em seda molhada com uso de sombras e reflexos.

Confiram essa icônica exposição a partir do dia 28 de outubro de 2014 até 18 de janeiro de 2015. Museu de Arte Brasileira-Faap.

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP

 

 

.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>