Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Câncer de próstata- um drible no preconceito. - Mr. Jazzy

Câncer de próstata- um drible no preconceito.

Picture 21

O Movimento Novembro Azul foi criado para desmistificar o exame de toque de próstata e alertar a gente sobre a doença. As estatísticas alertam sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, da necessidade do rastreameto precoce e – até descobrirem outra maneira – é mais do que necessário driblar o preconceito criado em torno do exame de toque, rapaziada.

Hoje, é por meio dele que é possível detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são de cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade.  Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista, que pode ainda solicitar outros exames: o de sangue, para dosar o PSA (antígeno prostático específico), ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

Uma substância comum na nossa alimentação pode dar uma força na prevenção: o licopeno, comum no tomate, é encontrado em quase o dobro de quantidade na goiaba. Comer 100 g de goiaba é garantia de consumo de aproximadamente 5 mg do nutriente. Um suco de manhã, feito de forma simples, dá conta do recado. Anote a receita aí:

Ingredientes:

- 2 goiabas vermelhas maduras

- 2 colheres de chá de gengibre ralado

- 300 ml água gasosa

- Gelo

Picture 19
Dica: Suco de goiaba com gengibre

Modo de preparo

Bata no liquidificador o gelo, a água, a goiaba em pedaços e por último o gengibre. Depois coe e sirva bem gelado.

O gengibre é um ótimo anti-inflamatório e antibactericida. Alguns estudos também falam da ação dessa raiz como um antioxidante no combate e prevenção do câncer.

A goiaba apresenta ainda diversos nutrientes importantes em sua composição: alta porcentagem de fibra úmida de ótima qualidade (de 3,0 a 6,0%) e vários minerais – a importância do cálcio, fósforo e potássio para o organismo humano é amplamente difundida. O cálcio é elemento constituinte dos ossos, promove o equilíbrio das células, contribui para ativar enzimas e também a assimilação da vitamina D. O cálcio tem ainda ação na contração muscular, na transmissão do impulso nervoso, na coagulação do sangue e na ação hormonal. O fósforo participa do desenvolvimento e endurecimento dos ossos e dentes e é elemento constituinte dos ácidos nucléicos e dos compostos ricos em energia. O potássio regula o equilíbrio de água no organismo e sua carência provoca fraqueza muscular e confusão mental. Os teores desses elementos na goiaba vermelha estão bastante equilibrados, atingindo índices médios a altos quando comparados a outras frutas.

Tags: , ,

Uma opinião sobre “Câncer de próstata- um drible no preconceito.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>