Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Chapéu masculino: 8 modelos estilosos para você ficar na moda - Mr. Jazzy

Chapéu masculino: 8 modelos estilosos para você ficar na moda

Às vezes, minhas amigas reclamam que a vida dos homens é mais fácil, principalmente quando o assunto é moda. Nós temos apenas que escolher a camiseta para usar com o jeans.  E pronto, está tudo certo!

Mas a gente sabe que não precisa ser assim. Aliás, cada vez mais eu vejo os caras se esmerando para se tornarem estilosos. Eu, como vocês bem sabem, sou um desses. E se tem um acessório que quando uso me faz ficar mais estiloso no ato, esse é o chapéu masculino!

Antigamente, ele servia para proteger a cabeça e o rosto do sol, mas hoje, se transformou em peça para compor looks modernos e cheios de elegância. 

Só que existem diversos modelos disponíveis no mercado. E pensando em facilitar essa escolha, decidi me dedicar ao chapéu masculino no post de hoje. Vou falar dos modelos que estão mais em alta e aliar essas informações com algumas dicas de estilo e combinação. Então, deixa o boné um pouco de lado e vem ver!

Escolhendo o estilo

Separei aqui alguns modelos, entre campeões de vendas e outros um pouco mais desconhecidos da galera. Vamos lá?

Coco

 

Vou começar por um modelo mais complicado de usar no dia-a-dia. O chapéu coco foi popularizado pelo Charlie Chaplin, ao compor seu personagem icônico no início do século passado. Nos últimos anos, esse modelo começou a aparecer com maior frequência em alguns looks casuais por aí. A copa redonda e dura e a aba curta, com os lados curvados ou não, faz sucesso entre os despojados e moderninhos, em looks descontraídos ou para quem está numa vibe alternativa. Combinando com um suspensório, o chapéu vai bem em looks para o dia ou para a noite, vestindo muito bem com um jeans, camisa básica e AllStar.

Panamá

 

 

Esse é um dos clássicos e é presença praticamente garantida nos armários e closets de homens que já entenderam a elegância do universo chapeleiro. Aliás, é engraçado, pois o nome remete a um país, mas ele é produzido no Equador. Vai entender! O modelo é feito de palha bem clara, abas largas e cone médio, com a clássica fita preta na base. É um chapéu masculino leve, sendo bem acolhido para ser usado no verão, pois protege do sol, mas não deixa que você sue em excesso, além de te manter super estiloso.

Fedora

 

 

O tamanho é parecido com o Panamá, mas as semelhanças param por aí. O Fedora é um chapéu para o frio, e o material clássico para composição é o feltro. Tem a função de proteger a cabeça do frio e os olhos do vento gelado demais. Mas com o passar dos anos, se tornou um ícone de elegância. Eu, particularmente, curto bastante a linha Humphrey Bogart (do filme Casablanca) e Frank Sinatra, dois adeptos do modelo. E pensar que esse chapéu foi criado na Rússia como acessório feminino para uma peça de teatro!

Trilby

 

 

Esse é um filho mais moderno do Fedora. As abas são mais curtas e os materiais variam bastante. Aliás, no Brasil, esse chapéu masculino, especificamente, se tornou extremamente popular em várias estampas e acabamentos diferentes.

Boater

 

 

Esse é mais difícil de encontrar. Sabe aqueles motoristas de gôndolas de Veneza, com aquele chapéu de abras largas e copa curtinha feitos de palha e uma estrutura bem forte? Pois é esse mesmo! Ele é bem popular entre os amantes de barcos e foi trazido para o Brasil pelos barqueiros americanos. É uma ótima opção para dias ensolarados, por proteger bastante o rosto.

Porky Pie

 

Denim Coat, Olive Green Cargo Pants, Pork Pie Hat, and Scarf. Mend Fall Winter Street Style Fashion.

 

Adorado pela galera mais moderninha e cult, o chapéu era uma peça famosa entre os músicos nos anos vinte do século passado. A copa curta, a estrutura simples e básica e as abas curtas permitiam colocar pequenos enfeites, como penas coloridas, presos na fita para dar um toque muito estiloso ao visual. É importante também saber que os materiais costumam ser mais pesados, feitos para o frio. Particularmente, eu gosto do modelo para looks mais de palco, para cantores e músicos.

Homburg

 

 

O preferido dos mafiosos do cinema! Dom Corleone sempre usava o chapéu, também parente do Fedora. Copa média e abas curtas e um pouco levantadas, é um modelo também feito para aguentar baixar temperaturas e para looks mais clássicos, indo bem com ternos de corte slim mais sofisticado.

Cowboy

 

 

Também conhecido por aqui como modelo country, esse dispensa apresentações. Quem curte sertanejo ou os filmes de faroeste norte americanos sabe bem do que estamos falando. Copa alta, abas largas e levemente curvadas para o alto. Também é um modelo bem popular entre os homens estilosos na hora de compor um visual moderno e despojado, Johnny Depp, ícone fashion internacional, costuma se aventurar com o modelo cowboy, provando que nem só de bangue-bangue vive este chapéu.

Então, galera, depois desse aulão, vai ficar muito mais fácil para você poder fazer sua opção na hora de comprar esse novo amigo.

Algumas dicas preciosas

Para finalizar, separo aqui coisas para se levar em consideração na hora de comprar ou usar este acessório:

  • Medidas são fundamentais para comprar um chapéu. Esqueça a ideia de cabeça grande ou pequena, o importante é o caimento perfeito para não fazer feio.
  • E quanto aos modelos, vale sempre experimentar. Não é porque algum amigo ou cara estiloso usa um Fedora que este é o modelo mais legal para você. É como comprar um terno: conforto, medidas e combinação feitos para você, especificamente.
  • Uma coisa importante é referente às cores neutras. No caso do chapéu, o preto não é, necessariamente, a sua primeira e básica escolha. Até a barba influencia a escolha. Portanto, cuidado!

Ah, a nada de usar chapéu torto. Se tem algo que acaba com qualquer estilo, é usar sem cuidado. Espelho sempre, para colocar e ajeitar. E aí, divide comigo: você curte o estilo do chapéu masculino? Qual desses você mais se enxerga usando? Vem participar da conversa e dividir o seu estilo!

Fotos home e post: Jeff Segenreich e Pinterest

Tags: , ,

2 opiniões sobre “Chapéu masculino: 8 modelos estilosos para você ficar na moda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>