Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Como receber amigos no seu apartamento sem fazer feio - Mr. Jazzy

Como receber amigos no seu apartamento sem fazer feio

Picture 70

Encontrar os amigos no bar pode ser super divertido, mas nada supera uma boa festa no apê! Porém, qualquer um que já se aventurou a ser anfitrião sabe como o trabalho é proporcional à curtição desse momento.

Mas isso não deve ter impedir de abrir a casa para passar bons momentos com a galera. Se você mora sozinho num apartamento e quer receber amigos sem fazer feio, não deixe de continuar lendo!

Limpeza doméstica

Bom, vamos começar pela parte mais chata: a limpeza do apartamento. Normalmente, ninguém é muito fã de varrer, limpar o banheiro, tirar o pó das estantes e por aí vai. Mas é muito melhor se dar ao trabalho do que passar vexame. Minhas experiência nesse assunto se deve ao tempo que morei na Califa, lá tive que aprender a manter a casa em ordem.

Comece pelos cômodos em que a situação está mais grave e dê um jeito neles. Nos dias seguintes, vá deixando tudo limpinho, investindo, no máximo, em dois cômodos por vez. Um grande aliado neste momento é o aspirador de pó: utilize-o antes de tudo, de modo que ficará mais fácil limpar depois com panos e vassouras, pois menos sujeira irá sobrar. No banheiro, procure passar uma escova no vaso sanitário e higienize o assento com um pano embebido em uma mistura de 50% de água e 50% de vinagre branco.

Na véspera do encontro, dê aquela faxina geral para garantir que tudo esteja nas melhores condições para receber amigos. Ah, e a partir de agora, mantenha uma rotina constante de limpeza, falou? Vai te poupar muito trabalho da próxima vez!

Quem tem medo da cozinha?

foto 5
A última reuniãozinha que fiz na minha casa com o chef Dalton Rangel, Fabiana Kherlakian, Jeff, Nath..

Na sociedade machista em que vivemos, cozinha é lugar de mulher, certo? Errado! Esse momento em que você recebe amigos deve envolver, necessariamente, a cozinha.

É claro que você pode encomendar alguns salgados ou mesmo uma pizza: é até uma boa ideia! Mas o encontro perde muito a graça se você não oferece um mísero prato que preparou especialmente para a ocasião. E olha só: não precisa ser nada complexo.

Você sabia que mousse é a coisa mais fácil de fazer do mundo? Ou que um bolo de limão é preparado em menos de uma hora? Ou que guacamole não exige grandes conhecimentos culinários e é garantia de sucesso?

Pois é, corra atrás de receitas (elas estão aos montes na internet e já indiquei meus top 5 canais de culinária do youtube aqui), para de besteira e coloca o avental! O grosso da comida da festa pode até ser encomendado, mas pelo menos um prato deve ser feito por você!

Sobre as bebidas, é preciso ser democrático: sempre há pessoas que não bebem álcool, apreciam vinho mas não cerveja, ou não são chegadas em refrigerante. É válido fazer uma consulta geral a respeito disso, mas de preferência tenha em mente que a variedade é a melhor saída. E, claro, você pode combinar com os amigos de que eles irão levar o que beber e comer para o seu apartamento, no esquema de festa americana. Nesse caso, recomendo que bebidas geladas fiquem por sua conta e estejam geladas antes da turma chegar.

Toca Raul!

A playlist é outro momento delicado na hora de receber amigos. Um pode gostar de rock, outro não suporta sertanejo ou funk, tem sempre aquele que vai pedir pra tocar Raul. Mais uma vez, busque o equilíbrio, e prepare tudo com muita antecedência.

O ideal é que você tente seguir o gosto geral da galera. Se ele for muito variado, não tem erro: aposte no clássico misturado ao que está bombando, para você mostrar que é um anfitrião antenado. Há vacas sagradas como Beatles, Miles Davis, Daft Punk, Caetano, Rita Lee e outros, bem como artistas que estão despontando agora ou são alternativos, e podem ser uma oportunidade para os convidados conhecerem, inclusive.

Lembre-se de que não é preciso colocar a música no talo. Afinal de contas, você está recebendo os amigos, e não dando uma festa de arromba. O mais interessante aqui é botar a conversa em dia, relaxar e ouvir um som bom.

Tudo bonito

Outro assunto que muitos de nós homens costumamos deixar de lado por achar que “é coisa de mulher” é a decoração. Deixa de bobeira, rapá! Já fui a festas em apartamentos cuja decoração deixou o ambiente mais especial e agradou em cheio os convidados. Não deixe de lado a oportunidade de surpreender.

Além da organização, é interessante que o cômodo onde seus convidados mais ficarão tenha, por exemplo, livros de arte numa mesa central. Estou falando daqueles grandes, cheios de fotos bonitas, sobre algum artista ou fotógrafo consagrado. Afinal, é claro que seus convidados não vão pegar um Machado de Assis pra ler ali, no meio do encontro. Um livro de arte, por sua vez, já pode ser mais apreciado, de alguma forma.

A luz também é um fator importante, prefira sempre a luz indireta dos abajures, que dão um clima mais intimista do que a luz do teto. Colocar pôsteres e quadros na parede é outra boa pedida. Pinturas, capas de livros, LP’s fotos de revistas e cartazes de filmes são sempre interessantes para decorar seu apartamento. Use a criatividade! Voltei de Londres no começo desse ano com uma porção de camisinhas de souvenirs, dessas vagabundas mas com mensagens e imagens divertidas na embalagem, colei elas numa cartolina preta e fiz um quadro com elas. Um objeto único, que só eu tenho, e me custou muito barato! Sem contar a viagem pra Londres, claro! Ele fica no meu lavabo e todo mundo acha divertido.

foto 3

Com essas recomendações, você poderá receber amigos no seu apartamento e transformar isso num evento inesquecível. Não deixe de transformar certas práticas em hábitos (como a limpeza e a culinária), e você se transformará no melhor anfitrião que seus amigos já viram! Vai por mim!

Fotos: Arquivo pessoal e Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>