Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Expert Carmelo Guastella: o guru da barba - Mr. Jazzy

Expert Carmelo Guastella: o guru da barba

Picture 13

Essa matéria chegou até mim dia desses através de uma Ms. Jazzy e  durante um encontro. Em determinado momento minha barba virou o assunto da mesa, ela sacou o celular e me mostrou essa matéria do blog belezinha . Achei muito útil e compartilho agora com vocês.

Guru dos gentlemans em Londres, Carmelo Guastella é, antes de tudo, um bom contador de histórias. O italiano de 39 anos começou a trabalhar com o assunto aos 9. Um alívio, imagino, para os caras  que encaram sua navalha. Nascido em uma pequena cidade na região da Sicília, ele começou preparando espuma durante as férias de verão. Aos 11 começou a usar a lâmina (!).Esperto, Guastella foi se especializando em grooming (como é chamada a categoria de beleza para homens lá fora), partiu para Londres e, durante uma premiação da revista masculina GQ – quando foi eleito Barber of Choice – cruzou com Monica Bellucci e seus melhores amigos: Stefano e Domenico Gabbana. Ele não pensou duas vezes: cutucou o ombro de Stefano e lhe deu um cartão. Três meses depois, a dupla que comanda a Dolce & Gabbana o procurou para comandar a barbearia da marca na cidade inglesa.O expert contou detalhes valiosos para quem faz a barba de manhã, falou sobre tendências (bye, bye hipsters) e a febre das novas barbearias da cidade de SP.Picture 14

Antes de mais nada: parem de achar que isso é frescura!
“Acho ótimo que os homens possam contar com boas opções de produtos para a pele e o cabelo. Sinto que eles estão mais disponíveis para testar coisas do tipo, pelo menos os que passaram pela Corleone nos últimos dias. Não se trata de frescura e sim de tecnologia: bons produtos facilitam a vida, deixam o resultado profissional e economizam tempo.”

A volta das barbearias
“Há uma geração de caras que nunca foi a uma barbearia, mas é a mesma geração que está retomando o hábito de contar com um profissional na hora de fazer a barba. No fim das contas, é ótimo ter alguém te dando bons conselhos sobre aparência e mostrando o que funciona ou não para o seu rosto. Faz parte do meu trabalho encontrar as melhores formas para o tipo físico e necessidade de cada cliente.”

O corte do futuro
“Essa onda de fios curtíssimos nas laterais, com jeito retrô, está passando em Londres. Eu aposto nos cabelos mais compridos para os próximos anos.”

Barba hipster
“Não gosto de barbas que crescem sem controle. Acho que essa moda também vai acabar já já. Os caras que usam barbas assim estão perdidos! Você pode usar barbas espessas, mas elas devem ser apresentáveis e mostrar o formato do seu rosto. O contrário só esconde a sua expressão.”

Polêmica 1: tintura
“Se a sua barba está ficando grisalha nem pense em tingir. Acredite, muitos homens me pedem isso o tempo todo e eu me nego a fazer.”

Polêmica 2: pescoço
“Não pare de fazer a barba quando ela alcança o pescoço. Os pelos devem invadir a sua papada e permanecer espessos até um dedo acima do pomo de adão. Pense em uma letra U ao contrário: o topo dela fica no pomo de adão e, conforme caminhamos para as extremidades, os pelos vão ficando mais ralos, mas não desaparecem repentinamente. Essa transição deve ser gradual. Do contrário, a impressão é que você tem uma barba falsa quando é visto de perfil.”

Antes: a preparação
“Muitos homens reclamam do quanto a pele fica sensível depois de fazer a barba. Isso geralmente acontece porque ela é feita às pressas. A minha grande recomendação é sobre preparar a pele e o pelo: o esfoliante, que retira células mortas e deixa a pele lisa para encarar a lâmina, e um óleo, fundamental para amaciar os pelos antes de barbear e fazer a sua pele sofrer menos. O uso da lâmina deve levar menos tempo do que a preparação.”

Durante: a lâmina
“Faça a lâmina acompanhar o sentido que os pelos crescem. Se a sua pele aceitar, vá contra eles. Em geral, muitos homens não reparam que os fios crescem em direções variadas e simplesmente vão contra a corrente. Por isso aparecem pelos encravados e aquela vermelhidão ao redor do pescoço. Muitos acabam até procurando dermatologistas quando, na verdade, só é preciso prestar atenção na forma de barbear.”

Depois: cuidado
“Nem todo mundo gosta de usar um pós-barba. Muitos deles têm álcool na fórmula, o que não parece exatamente confortável depois de usar uma lâmina, certo? O bálsamo pós-barba é um dos meus produtos favoritos dessa linha, é rico e hidratante, repara os estragos sem ardência.”

É possível!
“Todo homem diz que não tem tempo para fazer esse ritual de beleza de manhã. É preciso apenas de cinco minutos, eu juro! Experimente sair do Facebook ou deixar para mandar piadas pros seus amigos depois.”

Picture 12

Publicada originalmente aqui
Tags:

4 opiniões sobre “Expert Carmelo Guastella: o guru da barba”

  1. Muito útil essas dicas. Tenho os pelos da barba muito grossos e não costumo tirar toda a barba com frequência, além de achar que ela é um charme a mais. Achei a dica da barba hipster bem legal, também não curto e acho que deixa um ar “to nem aí”. Adorei a matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>