Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Expo sobre tatuagem faz sucesso em Paris - Mr. Jazzy

Expo sobre tatuagem faz sucesso em Paris

Se você estiver pela Europa, e for passar por Paris, não pode deixar de ir ao Musée du Quai Branly para ver ao vivo essa expo sobre tatuagem.

Se você não tiver planos de ir pra lá tão cedo, pode conferir por aqui essa mostra curiosa, através deste artigo que Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso, editora do site Agenda de Arte e Cultura, fez com exclusividade para o Mr. Jazzy.

 

Tatoo homem de perfil

Uma exposição que mostra as origens da arte da tatuagem, seus símbolos e apresenta a renovação desse fenômeno que atualmente é permanente e globalizado, está fazendo o maior sucesso em Paris.

Nas sociedades ditas primitivas, principalmente aquelas pertencentes ao mundo oriental, africano e da Oceania, a tatuagem tem um papel social, religioso e místico, e acompanha o homem em seus ritos de passagem que o incluem na sua comunidade.

Picture 54

O contrário acontecia no Ocidente, a tatuagem era vista como uma infâmia, coisa de marginal, atração de circo e também como uma identidade entre tribos urbanas.

tatuagem para o Sergio 4

Durante a primeira metade do século XX, a tatuagem realmente se desenvolveu nos círculos marginais, pois era vista como um gesto clandestino, de rebeldia. Atualmente, a publicidade e a moda conquistaram esses códigos de linguagem e o utilizam, é um novo status social da tatuagem.

Tatoo Marylin

Dentro das sociedades tradicionais, a tatuagem perdeu sua exclusividade ritualística; dentro das sociedades urbanas e ao estilo de vida ocidentalizado, o seu caráter marginal desapareceu e se transformou em uma decoração corporal.

tatuagem para o Sergio

No campo universitário a tatuagem  era vista e estudada através de valores etnológicos e antropológicos, antes de se explorar seus aspectos no terreno sociológico e suas significações psicológicas. Um pouco depois os universitários estudaram a popularização dessa prática no meio urbano que estabeleceu que o corpo só a si pertencia e com ele se mostrava o que se desejava falar. Mas no campo artístico e da história contemporânea ainda temos muito o que contar e acompanhar. Esses são todos os temas que esta exposição explora, oferecendo um novo olhar sobre a tatuagem.


Além da história da tatuagem e seu apelo antropológico muito forte a exposição destaca igualmente o gesto do artista , as trocas entre tatuadores do mundo inteiro e seus estilos  Syncrétiques.
Algumas obras apresentadas na exposição são susceptíveis a impactar a sensibilidade dos visitantes e principalmente do público jovem.

Espetacular essa tatuagem de project of tattoo on canvas by Sabine Gaffron
Espetacular tatuagem de project of tattoo on canvas by Sabine Gaffron

O que se pretende nessa exposição que vai até outubro de 2015, é mostrar que a tatuagem é uma expressão artística relevante. Ela explica como ícones pops do esporte e da moda, não estão fazendo mais do que repetir uma prática ancestral ao tatuarem seus corpos. Nos faz pensar no que une essa explosão da tatuagem como fenômeno social no século XXI com seu passado antropológico radical e marginal.

Quadro de Norman Rockwell
Quadro de Norman Rockwell

O substantivo tatuagem deriva de « tatau », uma expressão polinésia de cunho filosófico : « que há de mais profundo no homem »
Não há como precisar a data do início dessa prática de decorar o corpo, mas o interessante é acompanhar a sua globalização surpreendente no século XXI.


Foram convidados pelo Quai Brainly e pelos curadores da mostra, 30 dos mais conhecidos tatuadores do mundo e realizaram trabalhos específicos sobre pele artificial. São mais de 300 desenhos, fotografias, trechos reais da pele humana tatuada, membros artificiais tatuados, que nos fazem acompanhar essa evolução antropológica, social, cultural, técnica e estética dessa prática atemporal.

Tags: , ,

Uma opinião sobre “Expo sobre tatuagem faz sucesso em Paris”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>