Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Guia básico do dress code - Mr. Jazzy

Guia básico do dress code

Fim de ano é um sufoco: tem festa de tudo quanto é tipo, convite de tudo quanto é estilo e, claro, os mais diferentes tipos de dress codes escrito neles. Pensando nisso escrevi esse guia básico de estilo masculino para quem fica perdidão quando lê esporte, passeio ou black tie e não sabe se é dia de botar gravata ou não vou dar uma força e apertar a tecla SAP das formaturas, casamentos e coquetéis.

Esporte

Pode ir arrumadinho, mas vestido de dia a dia. Calça jeans ou chino, camisa bem passada e sapatos informais, de camurça ou de inspiração italiana, sem meia, dão conta do recado. Só não vale bermuda e camiseta.


Esporte Fino ou Passeio

É um dos pedidos mais comuns por aqui! Fique de olho no relógio: antes de anoitecer vá de calça chino (jeans não vale), camisa, blazer e sapatos informais, como os citados acima. Depois das 18h, terno e camisa vão bem. Mas gravata não é item obrigatório.

Social ou Passeio Completo

Aqui a coisa é mais elaborada: terno e gravata são recomendados. E sapato clássico de couro. Um oxford preto, com cadarços e bem engraxado dá conta do recado e, provavelmente, vai te salvar em todas as situações mais formais da vida.

Black-tie ou Traje a Rigor
Aqui só cabe o smoking com tudo o que ele tem direito: camisa com colarinho especial, gravata borboleta, faixa na cintura e calça com tira lateral. Se você quer inventar moda e tem uma festa chique-engraçadinha pode vestir um “summer”, com paletó branco e célebre nos salões da década de 1960. Mas acredite, você será o centro das atenções. Se você não tem um smoking em casa (ninguém tem…) lembre-se de alugar o seu com pelo menos um mês de antecedência para que todos os ajustes sejam feitos e ele realmente parecer ser seu e não emprestado. E vá com tudo preto + camisa branca para não parecer um formando dos anos 1980.

Agora, dúvida por ocasiões (você tem alguma? Manda pra gente!):

O que usar por baixo da beca, na colação?
A recomendação é terno e gravata, algo discreto, cinza, por exemplo, e sapatos clássicos. Mas é mais fácil dar uma pesquisada na sua turma: se a galera for de calça jeans e camiseta e resolver tomar uma breja no bar da esquina depois da coleção você nem precisa se preocupar muito com o assunto.

E no baile de formatura?

O seu convite ou a organização da festa vão te guiar. Mas, fatalmente, fica entre o Passeio Completo e Black Tie. O mesmo vale para noivos: na conversa com a noiva ou a organizadora da festa dá pra dar um palpite de traje.

O vestir em casamentos no campo e na praia, quando a cerimônia é de dia?

Mesmo que o convite diga Passeio ou Passeio Completo eu entendo que é esquisito vestir um ternão preto no calor brasileiro. A melhor saída é respeitar o dress code fazendo escolhas mais leves: ternos claros ou acinzentados e tecidos apropriados para o clima, como o linho, geralmente funcionam bem. Na dúvida, pergunte para o noivo o que ele vai usar. Se ele for de gravata, acompanhe. Se ele for de bermuda e havaianas, a gente entendeu que a coisa toda é mais tranquila.

Tags: , , , , , , , ,

4 opiniões sobre “Guia básico do dress code”

  1. Bem legal, falou tudo de uma maneira bem prática e sem frescura. Trabalho com moda masculina e realmente os homens tem muitas dúvidas sobre o que e/ou quando usar. Vou indicar o site aos meus clientes. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>