Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Life is beautiful, não é Mr. Brainwash? - Mr. Jazzy

Life is beautiful, não é Mr. Brainwash?

Reconheço “Life is beautiful”, e alguns outros grafites do Mr. Brainwash. Mas não conhecia a história do artista cujas obras já admirei, e algumas vezes fotografei, nas minhas andanças pelo mundo.

O segundo artigo de Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso, editora do excelente Agenda de Arte e Cultura, exclusivo para o Mr. Jazzy, é sobre o próprio Mr. Brainwash – ou Thierry Guetta, o artista por trás da assinatura/ marca. Inspire- se, porquê a vida é bela e quando se sabe a história por trás, a Arte fica ainda mais interessante!

 

Mr. Brainwash rainha e o seu cachorro

Artigo de Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso,  da Agenda de Arte e Cultura, exclusivo para o Mr. Jazzy.

A lenda de Mr. Brainwash, também conhecido como Thierry Guetta- um renomado artista francês que viveu em Los Angeles durante 33 anos com uma verdadeira compulsão em filmar- surgiu em 2010, no filme de Banksy: “Exit Through A Gift Shop”.

Mr. BrainwashEveryday-Life-1

Sempre com o objetivo de rodar os seus filmes, Mr.Brainwash conheceu alguns nomes importantes da Street Art e começava a segui-los para fazer um documentário. Esses anos e anos de filmagem o aproximaram de Shepard Fairey e Banksy e logicamente da Arte. Dali foi um passo para começar a produzir a sua arte. Seus grandes incentivadores foram Banksy e Fairey.

 

Seu estilo se define quando se começa a reconhecer sua marca ou a “Mr. Brainwash-Make-Over” em obras famosas de arte e ícones pop.

Basicamente uma espécie de Photoshop com pinceladas de Pop Art no estilo Andy Warrol de ser, mas com a estética de Banksy e a técnica De Shepard Fairey.

Parece simples, resumindo assim, mas seus trabalhos exigem conhecimento, criatividade, arte e convenhamos,  que também nos faz querer conhecer e apreciar o original ainda mais.

MrBrainwashMadonna

Criou também a capa do álbum de Madonna, “Celebration”, lançando mais holofotes sobre ele.

Mr.Brainwash einstein

Guetta ou Mr.Brainwash insiste que seu trabalho é sempre inspirado pelo amor, com mensagens positivas. “Minhas mensagens na arte são que a vida é bonita, o amor é a resposta e você nunca, nunca pode desistir”.

LIFE IS BEAUTIFUL” é o seu mantra.

Ao ser perguntado o porquê do nome escolhido, ele responde que foi por volta dos anos noventa ao perceber que:

“Quando você vê TV, quando você compra roupas, quando você vai a um bar ou a um clube……. como você chegou lá, como foi feita essa escolha? Na realidade, você sem perceber, passou por uma verdadeira lavagem cerebral (brainwash) até a decisão.

Tudo para mim significa isso, eu costumo pegar qualquer marca de algum produto e mudar o conceito vindo dessa lavagem cerebral.

 

Eu pegaria a Nike, faria o mesmo logo, mas escreveria embaixo:“Just did it”.

Mr. Brainwash too

Em vez de “Kids’R’Us”, eu colocaria: “Boys Are Nuts”. Com tudo isso eu não poderia usar o meu verdadeiro nome quando comecei com a Street Art, então me veio essa lembrança da lavagem cerebral e decidi assinar como Mr.Brainwash. No começo não assinava nenhum trabalho meu, mas pouco a pouco, comecei com MBW.”

Mr.Brainwash cria seu próprio estilo ao fundir as imagens que já fazem parte de uma iconografia cultural, histórica e contemporânea, com o seu grafismo pop, como se fosse uma arte híbrida. Ele adora fazer justaposições com ídolos culturais do passado como Einstein, Charles Chaplin, Marilyn Monroe com ícones atuais, tais como Kate Moss, Madonna.

Mr-Brainwash-Never-Give-Up-Painting-Sanderson

“As vezes com arte você consegue falar mais alto!” ele diz. “ Só estou dizendo para as pessoas viverem melhor, aproveitarem mais a vida, respeitarem todos a sua volta. Estou tentando fazer algo bonito e ajudar as pessoas a serem criativas.”

Mr. Brainwash Mr. Brainwash. Photo by Alessandro Simonetti

Mr. Brainwash

 

Tags: , , , , , , , ,

Uma opinião sobre “Life is beautiful, não é Mr. Brainwash?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>