Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
P183- o Banksy Russo. - Mr. Jazzy

P183- o Banksy Russo.

Picture 54

 

Por Claudia de Andrada Tostes Vinhaes Grosso

 

Pavel A.Pukhov​ (ou P183​ e​ Pasha 183​) é conhecido como o Banksy ​russo. Ele refutava a comparação com o famoso artista de rua inglês, pois dizia que seu trabalho tinha a sua marca, seu cosmos​ ​e porque passou 14 anos formando o seu estilo. Nasceu em 11 de agosto de 1983​, em Moscou​,​ e morreu em abril de 2013. Algumas fontes dizem que se enforcou, outras que se envenenou. Sua morte é ainda um mistério.​ ​“Como os poetas que põem seus pensamentos e reflexões no papel, eu quero que os meus sejam ouvidos. Eu quero comunicar com o meu trabalho, certas ideias para as pessoas” ​, disse.​

 

 

Picture 55

2006 na cidade de Kostroma /Rússia

 

Picture 56

2008, na cidade de Arzamas/Rússia

 

Picture 58

P183, dizia que essa imagem refletia o​ seu aborrecimento com a comercialização da ​a​rte e da ​v​ida. “​Fiz uma barra de chocolate que não pode ser comprada​ ​usando um painel grande de concreto”​, disse. “Q​uero que esse trabalho carregue uma importante mensagem​:​ uma pessoa não deve vender a si mesma​.​”

 

Picture 59

2009, Rybinsk/Rússia

Assim como o Banksy, pouco é sabido de sua vida; o artista protegia cuidadosamente sua identidade. Em uma das poucas entrevistas que concedeu, uma máscara preta de ski cobria a maior parte de seu rosto.  Ele não se considerava um artista político. Afirmava que tinha exercido várias profissões desde que se graduou em duas faculdades. Trabalhou como expert em computação, fotógrafo, diretor de arte, restaurador e foi  até mesmo  psiquiatra infantil.

Picture 60

2011, Kirishi/Rússia

Perguntaram nessa mesma entrevista o porquê de P183 …” é um número que tenho encontrado sempre no decorrer da minha vida, além dessa coincidência com a data de meu nascimento 11/08/1983 e “P” de Pavel.

Picture 64

Novossibirsk, ​Rússia​ (2013)​

“O que é c​ultura? Cultura é um sistema de proibições”​, ele disse.​ “Expressar sua opinião é uma forma de defesa civil. Minha missão era encorajar o movimento de oposição, para que as pessoas s​aibam​​ que não est˜​ã​o sozinhas nesse movimento.​ ​Se eu morrer amanhã, posso ao menos sentir que deixei algo real pra trás.”

 

Picture 63

 

Leia a matéria original aqui na Agenda de Arte e Cultura.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>