Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Sabia que o tênis nasceu por aqui? - Mr. Jazzy

Sabia que o tênis nasceu por aqui?

Sou do tipo que não resiste a um bom par de tênis. Eu e um monte de caras por aí. Muito além do conforto, eles mudam completamente uma produção e ainda dá para fazer uma graça com shapes diferentões e coloridos sem parecer um babaca metido a adolescente.

Por isso curti tanto as fotos da expo “The Rise of Sneaker Culture”, que acabou de abrir no Brooklin Museum, em Nova York, e fica em cartaz até meados de outubro. Os curadores reuniram quase 150 pares para mostrar o tanto que um simples par de sapatos mudou a história social e cultural do século passado. Tem para todos os gostos: exemplares raríssimos da Adidas, Puma, Reebook, Nike e Converse até versões mais recentes, feitas em colaboração com caras foda como o rapper DMC e o artista plástico Damien Hirst, alçadas à categoria de raridade.

 E, segundo a história, o primeiro tênis foi desenhado, adivinha, aqui no Brasil. A curadora Elizabeth Semmelhack contou a “New York Mag” que a pesquisa começou pela borracha. Descoberta por europeus aqui pelas bandas da América Latina, demorou para encontrar significado e ser empregada de forma funcional porque ninguém conseguia usar o material, que era elástico, mas totalmente instável. Por aqui, a gente começou a testar sapatos com borracha pré-vulcanizada em 1830, totalmente pioneiros na coisa toda.

Daí que ninguém resistiu e, no fim das contas, tênis virou item de primeira necessidade para atletas, esportistas amadores de plantão, meninos rebeldes e astros do rock.

Dá uma olhada nas raridades da galeria.Você vai ficar chocado com o All Star da década de 1930 e certamente vai lembrar de uns modelos dos 80′s, se era criança na época. E, se tiver de passagem por NY, bota o Brooklin Museum no roteiro que vale muito pena.

Fotos: NY Mag

 

Tags: , , ,

4 opiniões sobre “Sabia que o tênis nasceu por aqui?”

  1. Sérgio, conte-nos sobre os tipos de músicas que lhe agrada em certos momentos, e também conte-nos como você associa a correria do dia-a-dia com trabalho, vida social, cuidar do bem-estar, saúde, etc.. Conte-nos também um momento que definiu sua história…
    Sua maior qualidade…? Seu maior defeito…?Quem te inspira?
    Melhor conselho que já deu…? Maior pesadelo…?
    O que você faz para ser feliz?
    bom, fale sua história para o pessoal ai!! bom, assim que puder ler, responda ..
    Faça isso em um novo tópico.. Até mais, sou teu fã cara; Ótimo Personagem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>