Cadastre-se e receba novidades

Nome*

E-mail*


Seus dados foram enviados com sucesso.
Vinho X Cerveja: quando servir à mesa? - Mr. Jazzy

Vinho X Cerveja: quando servir à mesa?

bitsofbee
Foto: Bistofbee

Reunião com os amigos em casa é sempre bom, mas pode surgir o debate: vinho ou cerveja? Como as duas bebidas têm fãs apaixonados, às vezes um lado mal quer saber do outro. Com o recente crescimento do mercado de cervejas artesanais, então, multiplicaram-se os motivos para os fãs de cerveja permanecerem do seu lado do campinho. A verdade é que ambos vinho e cerveja podem cair bem com os mesmos pratos. Siga nossas orientações e os almoços e jantares na sua casa serão um sucesso!

Harmonização é uma arte

Antes de a gente continuar, um aviso: a harmonização, do vinho ou da cerveja, é uma arte, não uma ciência. O que agrada a um paladar pode não agradar a outro, sem falar no gosto adquirido. Talvez você não tenha gostado de comida japonesa na primeira vez que experimentou, mas foi aprendendo a gostar com o tempo. Portanto, siga nosso guia como uma orientação, pois nada está escrito em pedra, OK?

Dicas gerais para a cerveja

Picture 18
photo: getty images

A primeira dica para responder à pergunta “que cerveja servir?” é seguir o prato local completo, ou seja, ir pela região. A comida alemã, que usa bastante carne de porco e tem gostos fortes, vai bem com cerveja alemã. A cozinha tailandesa, bem apimentada, é melhor complementada por lagers tailandesas leves e torradas. A tradicional comida dos pubs britânicos cai bem com ales como a Newcastle Brown Ale.

De forma geral, cervejas escuras combinam com receitas cozidas no vapor: porters e stouts caem bem com aquelas refeições pesadas e carnudas de inverno (e quem sabe uma feijoada?). Já as cervejas com mais trigo podem ser servidas com sobremesas leves ou saladas.

Cervejas mais fortes e frutadas (ales, Hefeweizens e cervejas de trigo) combinam com comida apimentada, aliviando e refrescando o sabor dos condimentos.

Dicas gerais para o vinho

 

Se a ideia for servir vinho, evite sabores muito fortes se a comida for delicada ou suave. Ou seja, não combine Cabernet Sauvignon com ceviche ou comida japonesa. Por outro lado, se certa harmonização funcionar para você, vá em frente.

O velho ditado “vinho branco, carne branca; vinho tinto, carne vermelha” está ultrapassado, mas pode ajudar você a evitar erros. Na dúvida, antes de qualquer outra coisa sirva um bom queijo e vinho. Se você souber comprar queijo, ele fará um vinho de 20 reais parecer um de 100 reais ou até mais.

Da mesma forma que a cerveja, na dúvida o vinho deve acompanhar o prato da culinária regional (vinho argentino para um corte argentino de carne, vinho italiano para massas, etc.).

O vinho é sempre mais doce do que a sobremesa que o acompanha.

Quebrando as regras

A maior regra é sempre se divertir. E no debate entre vinho e cerveja, faça um jogo com seus amigos. Na próxima festa, quem é fã de vinho deve beber cerveja e vice-versa. Aqui algumas dicas de trocas que funcionam bem:

Lagosta

Vinho: Chardonnay

Cerveja: Red Ale estilo Flanders ou Grand Cru (New Belgium La Folie, Lost Abbey Red Poppy, The Bruery Oude Tart, etc.)

Pato

Vinho: Pinot Noir

Cerveja: Dubbel belga (Ommegang Abbey Ale, Allagash Dubbel Ale, Sierra Nevada Ovila Abbey Dubbel, etc.)

Carne

Vinho: Cabernet Sauvignon

Cerveja: Black Lager, Dry Stout ou Black IPA

Churrasco americano (costelas, etc.)

Vinho: Rosé e Zinfandel

Cerveja: Saison, Double IPA e Black IPA

Chocolate preto

Vinho: do Porto

Cerveja: Barleywine (Sierra Nevada Big Foot, Stone Old Guardian Barley Wine, Great Divide Old Ruffian, etc.)

Lembre-se de que quem bebe vinho deve experimentar a cerveja e vice-versa. Os amantes da boa mesa logo vão ver que existem ótimos motivos para apreciar os dois!

Qual a sua dica para harmonizar vinho ou cerveja? Deixe aqui um par bacana para a gente experimentar (exemplo: vinho tal + receita tal)!

Foto home: Pinterest

Foto post: Restaurante em SP  

Tags: , , , ,

Uma opinião sobre “Vinho X Cerveja: quando servir à mesa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>